Casamento de surdos tem música?

Casamento de surdos tem música? Certa vez, perguntei a meu professor de Libras, querido Cláudio Ramalho, se tem música num casamento entre surdos. A resposta foi pronta e rápida: – Claro que tem! E justifica, – a música não é apenas para o casal, mas para os convidados!

Happy WorldDeaf

Happy WorldDeaf

 

Conta que precisa contratar intérprete para fazer sinais pois, não apenas os noivos, mas possivelmente, muitos convidados presentes também são deficientes auditivos ou surdos e que inclusivamente precisam participar deste momento.

Quando perguntei sobre “quem escolhe as músicas”, Claudio diz que a família participa da construção do Projeto Musical e que vai depender muito da religião, da letra e do significado que a música trará para o momento. Alerta que é importante que o intérprete contratado estude as músicas com antecedência. Os sinais não necessariamente será a tradução literal da letra, mas sentido que ela traz. Caso contrário, pode ser um tremendo desastre que mais confunde do que ajuda!

Então, no Dia Mundial dos Surdos queremos reafirmar à sociedade sobre a importância da inclusão dos surdos em todo e qualquer tipo de evento, afinal, música é para todos!!