Os deveres da madrinha de casamento

Os deveres da madrinha de casamento. Ser madrinha de casamento é sempre uma honra, não é mesmo? Mas, também existem algumas responsabilidades. Afinal, na fase dos preparativos da cerimônia e festa, a noiva precisa de muita ajuda e o apoio das madrinhas é fundamental.

Madrinha de Casamento - Cerimônia e Festa

Madrinha de Casamento – Cerimônia e Festa

A equipe do Quero de Casamento listou 9 deveres que toda madrinha precisa saber para ser o braço direito desde o começo dos preparativos até a chegada do grande dia!

1- Esteja à disposição

Não é uma obrigação, mas se puder, acompanhe a noiva durante os preparativos do casamento. Coloque-se à disposição para ajudá-la em escolhas e tarefas importantes. Mas, lembre-se que a opinião dela deve prevalecer! Então, procure ser sensível (e sensata) na hora de dar seus palpites.

2 – Ajude-a nas tarefas

Caso a noiva tenha optado pelo estilo “DIY” (Faça você mesmo) e tenha trabalhos manuais, procure ajudá-la nessas tarefas também. Desde lacinhos de convites, porta-guardanapos, lembrancinhas, entre outros. Disponha-se a ir comprar as flores da decoração, ou buscar os salgadinhos para o chá. E mais do que isso: seja um ombro amigo! A ansiedade é tão forte nessa época que o suporte emocional será importantíssimo para tranquilizar a noiva.

3 – Organize o chá de panela ou a despedida de solteira

Tem coisa mais divertida que organizar o chá de panela ou a despedida de solteira da noiva? Converse com ela, anote e faça tudo que ela pedir, mas claro, use também toda a sua criatividade e bom senso na organização. Convide as mulheres da família, as amigas mais próximas e surpreenda na festinha!

4- Aceite as indicações de traje

Seja prática e solidária. Mesmo que não seja a sua cor ou modelo ideal, lembre-se que você é madrinha e a noiva sonhou com esse momento. Se vocês tiverem muita intimidade, você pode até palpitar e sugerir. Aceite e siga as indicações de traje definidas pela noiva, como cores, modelos, tecidos e comprimento. Mas lembre-se que discrição e elegância são fundamentais! Outra coisa: é importante ter muito cuidado com decotes e transparências exageradas, especialmente se a cerimônia acontecer em uma igreja. Também é melhor evitar cores muito claras, como creme e off white e prata, pra não concorrer com o branco da noiva.

5 – Acompanhe a noiva nas provas de vestido

Se puder, vá com a noiva ver o vestido e acompanhe-a nas provas da roupa. A opinião sincera de uma amiga, irmã, prima, ou quem quer que seja a madrinha é sempre muito bem-vinda nessas horas. Sem falar que é diversão garantida!

6 – Não falte ao ensaio da cerimônia e seja pontual

Caso tenha ensaio de cerimônia, não deixe de comparecer. A sua presença é fundamental como madrinha. Além de mostrar comprometimento, você trará mais tranquilidade à noiva, que já vai estar bem nervosa só de imaginar esse momento no seu grande dia!  Ah, e uma dica: no dia do casamento, não se atrase em nenhuma hipótese e procure o cerimonialista assim que chegar ao local. Se apresente como uma das madrinhas e aproveite pra se informar sobre local das fotografias e tudo o mais em relação ao cerimonial!

7 – Acompanhe a noiva no grande dia

A madrinha pode acompanhar a noiva durante o making of no dia do casamento. O objetivo aqui é o de acalmar e dar apoio. Mas, caso não seja possível estar com ela presencialmente, você pode encontrar outras formas de ajudá-la com os detalhes de última hora, por exemplo.

8 – Esteja sempre presente durante a festa para ajudar e se divertir junto com os noivos!

Finalmente chegou o momento da festa. Aproveite pra curtir com os noivos e os amigos. Divirta-se, relaxe e tire muitas fotos. Mas, não exagere nas bebidas alcoólicas, viu? Afinal, o dia é só dos noivos e todas as atenções devem estar voltadas para eles, assim como o bem-estar e felicidade do casal.

9 – Esteja presente na vida do casal!

Procure estar presente na vida do casal, na medida do possível. Lembre-se que padrinhos e madrinhas são escolhidos com muito carinho e cuidado. Se vocês forem amigas de longa data, então aproveite para curtir as fases boas e apoiar durante os dias difíceis também. É importante estar à disposição para ouvir e aconselhar quando necessário, afinal, todo mundo tem seus dias de luta.

Fonte: Quero de Casamento